Conheça as principais famílias de cervejas

Conheça as principais famílias de cervejas e descubra a sua favorita!

Produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada, a cerveja é paixão nacional e nos últimos anos você certamente deve ter percebido como a variedade de cervejas dominou as prateleiras e os bares país afora. Se antes o consumo era resumido a um punhado de marcas com presença nacional, hoje os consumidores podem apreciar rótulos dos mais diversos países e até mesmo criar uma versão artesanal dentro de casa!

E no meio de tantas denominações e siglas, não faltam amigos e familiares falando de uma cerveja especial que você deveria provar a qualquer custo, né? Pois bem, chegou a hora de tirar a espuma por cima do copo e ficar por dentro das principais famílias de cervejas. O que se pode esperar de uma? Como se diferenciam das demais? Qual família de cerveja tem a minha cara? 

Para entender um universo com tantas variações, é preciso compreender a natureza de confecção de uma cerveja. Basicamente, qualquer açúcar ou alimento que contenha amido em sua composição pode, de forma natural, passar por um processo de fermentação alcoólica, o que gera como resultado de reações biológicas o etanol e  dióxido de carbono. Assim, que se pareciam muito com as cervejas atuais já tinham sido inventadas de forma independente e muitas vezes espontânea em diversas sociedades antigas ao redor do mundo.

Toda cerveja tradicional, digamos assim, possui em sua composição 4 ingredientes principais. Cada um com seu papel na produção de uma das bebidas mais consumidas no planeta. São eles: 

  • Água
  • Cereais
  • Lúpulo
  • Levedura

Porém, os mestres cervejeiros responsáveis pela produção podem experimentar com a adição de outros ingredientes ou alterar as proporções, resultando em bebidas com características distintas. Foi ao longo dos anos e após diversas receitas que hoje podemos encontrar, dentro do universo das cervejas, três categorias importantes: família, escolas e estilos. Neste post, vamos nos ater às famílias. São elas:

ALE

São cervejas resultantes de um processo de alta fermentação, onde o fermento costuma ficar na parte de cima do barril enquanto passa pela fermentação. Cervejas da família ALE costumam possuir aromas e sabores mais complexos, lembrando frutas e condimentos.

LAGER

São cervejas resultantes de um processo de baixa fermentação, onde o fermento tende a descer para o fundo do barril durante a fermentação. As cervejas da família LAGER geralmente possuem sabores menos complexos e costumam ter cor mais clara.

LAMBIC

Estas são cervejas bem diferentes das que costuma-se encontrar nos bares populares. Também chamadas de cervejas espontâneas, são complexas e surpreendentes. Sua produção costuma acontecer em grandes tonéis abertos, expostos ao ambiente e à “participação” de leveduras, bactérias e microorganismos presentes no local, podendo resultar em uma bebida de sabor azedo, ácido e até com aromas e sabores muito fora do que se espera de uma cerveja tradicional, como couro!

Depois dessa, cof! cof!, aula introdutória sobre as principais famílias de cervejas, descubra cada uma delas e visite o nosso corredor de cervejas, um espaço dedicado a essa bebida cheia de história e sabores únicos. Aproveite Merqueo e faça supermercado online sem sair de casa, com economia e muuuita facilidade! Baixe o aplicativo Merqueo na Play Store ou App Store em ​​seu celular ou acessando o site merqueo.com.br

Aprecie com moderação. Venda proibida para menores de 18 anos.