COMO HARMONIZAR CERVEJAS

Aprenda como harmonizar cervejas com seus pratos favoritos.

Aprenda como harmonizar cervejas com seus pratos favoritos e se surpreenda com as mais diversas combinações!

Você já deve ter ouvido falar em harmonização de pratos com vinhos, né? Mas e com cervejas? Também dá super certo e é fácil de aprender! Existem infinitas possibilidades de como harmonizar cervejas com seus pratos favoritos. E pra falar a verdade, não existe nada muito definitivo sobre o assunto. Tudo parte da sua própria experiência ao experimentar as combinações e perceber o que agrada o seu paladar e o que precisa de mais alguns testes. 


Para aproveitar bem a harmonização da sua cerveja com seu prato favorito, é preciso identificar desde já os ingredientes do prato e as características da cerveja, fazendo com que haja um equilíbrio entre os sabores e nenhum predomine sobre os demais. Outro passo que você vai aprender com a prática é criar um cenário onde surja um terceiro sabor, aperfeiçoando o melhor do prato com as notas da cerveja.


Já deu pra perceber que a palavra de ordem para harmonizar cervejas é experimentar! Quando você iniciar a sua viagem pelo universo de combinações, tenha em mente três  características para te nortear: intensidade, contraste e semelhança. Essas qualidades são excelentes guias para encontrar o balanço perfeito e se surpreender. Além disso, separamos mais algumas dicas para te ajudar a criar pares infalíveis. Confira:

1. Caso os sabores do seu prato sejam suaves, combine com cervejas suaves (trigo e pilsen);

2. Já se os sabores forem fortes e marcantes, recorra ao contraste para realçar o sabor e criar um contraponto ao prato;

3. Graças à carbonatação, as bolhas de gás da cerveja ajudam a limpar o paladar. Assim, cada nova garfada se parece com a primeira;

4. Ainda sobre as cervejas suaves, combinam com uma grande variedade de pratos. E quanto mais acentuadas as características de sabor e aroma, menor é a possibilidade de fazer combinações. Porém, quando bem combinadas, são apaixonantes! 

5. Pratos apimentados se dão super bem com as cervejas. É que o amargor aumenta a sensação de picância, temperatura e provoca sede, curiosamente reduzindo a percepção do amargor no palato. Um match perfeito!

6. Saladas, picles e outros molhos que contenham vinagre, proporcionam bons encontros com as cervejas, neutralizando a acidez dos preparos. As cervejas com base de trigo são ótimas companhias.

7. As cervejas mais escuras, de fermentação longa e de sabor intenso, acompanham muito bem alimentos ricos em gordura, guisados ​​e carnes vermelhas. 

8. Peixes suaves combinam super bem com cervejas de baixo teor alcoólico, criando uma experiência bastante agradável ao paladar.

9. E com sobremesa? Também harmoniza! Sobretudo em pratos com chocolate, combine cerveja stout quando a doçura for predominante. Já se o chocolate for mais amargo e escuro, prefira as  opções que suavizem o amargor da sobremesa.

Pegou a visão? O truque é se divertir com as percepções de contraste e semelhança, buscando um perfeito equilíbrio das características dos alimentos e da cerveja. Em resumo:

Lager: comidas apimentadas, hambúrgueres e saladas

Cervejas de trigo (weiss): comidas apimentadas e sobremesas de frutas

IPA: bife, churrasco e comida mexicana

Amber ALE: Pizza, comida frita e carne de porco defumada

Dark Lager: pizza, hambúrgueres e guisados

Brown ALE: salsichas, sushi e peixes

Porters: frutos do mar, sobremesas com sabor de café e carnes de caça

Stouts: sobremesas de chocolate, frutos do mar e comida mexicana

Agora que você já sabe como harmonizar cervejas com seus pratos favoritos, comece a experimentar as mais diversas combinações visitando o corredor de cervejas, um espaço dedicado a essa bebida cheia de história e sabores únicos. Faça suas compras de mercado direto de casa, com economia e rapidez! Baixe o app Merqueo na Play Store e App Store em ​​seu celular ou acesse merqueo.com.br

Aprecie com moderação. Venda proibida para menores de 18 anos.

Merqueo
Chegou o mercado que você pediu.